Projeto TO-BE-GREEN
Projeto TO-BE-GREEN
A equipa Eco-Escola André Soares aceitou o desafio da Câmara Municipal de Braga para a implementação de um sistema de recolha de vestuário em fim-de-vida e resíduos têxteis, para reciclagem e valorização.
É responsável por este projeto a TO-BE-GREEN, spinoff da Universidade do Minho (SPINUM) desde Junho de 2020, que surgiu da investigação desenvolvida dentro do Dep. Engª Têxtil e do 2C2T na área da Sustentabilidade, Economia Circular e Green Marketing.
É uma solução completa de valorização de vestuário moda, têxteis e uniformes corporativos descartados e em fim-de-vida, potenciando uma valorização de acordo com o seu estado no momento do seu descarte, seguindo a hierarquia de resíduos proposta pela Comissão Europeia e o Plano de Ação para a Economia Circular.
Este projeto desempenha um papel crucial na promoção de práticas sustentáveis com um enorme impacto ambiental na indústria da moda.
Ao reciclarmos roupas, transformando-as em novas matérias-primas, contribuímos para a redução do volume de resíduos enviados para aterros, para a diminuição da necessidade de extração de recursos naturais e para a diminuição da poluição associada à indústria têxtil.
Para além do supracitado é possível economizar água, energia e produtos químicos que seriam utilizados na produção de novos tecidos.
Para explicar o projeto nas escolas, a equipa TO-BE-GREEN faz algumas sessões para a Comunidade Escolar, coordenado com as autarquias parceiras.
Na nossa escola foram realizadas duas palestras no dia 8 de novembro e em seguida foram recolhidas as roupas que conseguimos angariar.
Comentários
Enviar um comentário