Desafio Faber-Castell -Onde está o Ecolápis? – Edição 2020/2021
Objetivos
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Desenvolver a criatividade;
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Destinatários
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior
Cada escola poderá apresentar até 3 trabalhos.
Prazos
Até 31 de janeiro: inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas
Até 15 de maio: submissão dos trabalhos.
Submissão a concurso
– A Ilustração deverá ser desenvolvida numa folha de formato A4;
– As propostas de trabalho deverão ser realizadas a cores, utilizando materiais de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc);
– A personagem Ecolápis deverá ser reproduzida na íntegra (forma e cor), podendo ser fotocopiado e reduzido. O tamanho mínimo da personagem não poderá ser inferior a 1 cm.
Informação solicitada
– Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .pdf, .jpeg, .tif)
– Memória descritiva (apresentação do trabalho, investigação sobre o tema, envolvimento dos alunos, etc)
[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]
Critérios de Avaliação
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- Cumprimento do regulamento do desafio;
- Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
- Originalidade e criatividade;
- Resultado final
Júri
O júri será constituído por elementos da ABAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
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