Dia do Agrupamento - Linhas que unem a costura e os afetos


Este workshop surgiu como sequência da encenação “costurar sonhos e memórias”, na sessão de abertura do ano letivo 2024/2025, articulação com a Eco-Escola e sensibilização pela TO BE GREEN, relativamente ao reaproveitamento do vestuário em fim de vida e intencionalidade solidária. O objetivo é costurar uma manta e oferecê-la aos meninos da sala Arco Íris.

Assim, sendo a costura mais do que uma habilidade, transformámo-la num momento de afeto e significado. Cada ponto e linha costurada evoca dedicação e amor. Desde as avós que costuravam roupas para os netos ou os pequenos remendos feitos com carinho em peças queridas, a costura sempre esteve ligada ao cuidado e à proximidade entre as pessoas. 

O “som” da agulha a perfurar o tecido, a escolha das cores e texturas tornam o ato de costurar um momento de expressão afetiva. Muitas vezes, por trás de uma peça costurada, há memórias de momentos especiais, de ensinamentos passados de geração em geração ou até de gestos de afeto.


Vamos reciclar, reaproveitar e transformar pedaços de tecido em algo útil para os meninos da sala Arco-íris. Assim, costurar não é apenas unir tecidos, mas também criar laços com os nossos colegas, num ato de solidariedade e amizade inclusiva.


Este workshop foi dinamizado pela renomada modista Cristina Abreu, do "Papa trapos”, a quem gostaríamos de agradecer, reconhecer e valorizar. 

O seu comprometimento e entusiasmo mostrados foram incríveis e fizeram toda a diferença!




                                     


 


                                       
























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Internacional da Alimentação

Educar a comunidade escolar sobre os efeitos prejudiciais das beatas no meio ambiente.