Fomos Limpar o Rio Este!


A limpeza e conservação de linhas de água é uma ação fundamental para a sustentabilidade de uma bacia hidrográfica. Um rio vivo só é possível com boa conservação e manutenção pró-ativa do ser humano. 
Neste sentido, um grupo de alunos do 1.º e 2.º ciclos decidiram por as mãos à obra e limparam em 20/11/2017 a margem e um pequeno troço do rio Este, junto à EB1 de Ponte Pedrinha. Esta iniciativa, proposta pela Equipa Eco-Escola e Projeto Rio, enquadra-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e Global Action Day. 
Releva-se ainda que o troço do rio Este adotado pelo Agrupamento de Escolas há dois anos, tem vindo a ser monitorizado e intervencionado numa tentativa de preservar, sensibilizar e melhorar este pedaço de património natural do nosso concelho.
Desta iniciativa os nossos alunos retiraram das margens lixo variado, garrafas de vidro, restos de comida, pneus, plástico… registando-se no interior do rio uma significativa quantidade de lixo. Os alunos verificaram que devem existir muitas condutas de saneamento ligadas ao rio, sendo observadas inúmeras toalhitas, pensos higiénicos, restos de detritos de cozinhas, indiciando, claramente, a existência de ligações ilegais feitas ao rio. Do rio ainda foram retiradas roupas, tubos de plásticos, plásticos de grandes dimensões, objetos estes que foram depositados pelos transeuntes e população da zona. A sustentabilidade deste local continua dependente da consciência de cada um de nós e de medidas de fiscalização eficientes.
Da monitorização foram analisados de vários parâmetros físico-químicos da água (transparência, pH, dureza, carbonatos, nitratos e nitritos e outros). 
A água encontra-se cristalina, quase límpida, mas com cheiro desagradável com detritos negros e lixo escondido no fundo e nas margens do rio Este. 
Também foi feito um levantamento e classificação de vertebrados e macroinvertebrados aquáticos presentes neste troço. Deste levantamento voltou a verificar-se a inexistência de macroinvertebrados. Todavia, conseguiu-se encontrar alguns peixes e muitas rãs. 
Importa salientar que a ausência de macroinvertebrados é um indicador da fraca qualidade da água neste troço do rio Este. Como tal, em termos de avaliação do estado do rio, podemo-lo classificar em mau, mesmo que de longe o rio apresente-se agradável à vista, parecendo relativamente limpo. 
O grupo de alunos e professores demonstraram muita preocupação na situação deste troço do rio Este. Reconhece-se as melhorias introduzidas há alguns anos, nomeadamente no que respeita ao tratamento das suas margens e percurso do rio, mas continua a ser urgente procurar, identificar e quiçá sancionar os agentes de poluição deste troço, para que assim se possa proceder à respetiva irradicação deste problema, o qual continua a ser extremamente grave para a biodiversidade do rio Este.






Comentários

Mensagens populares deste blogue