Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2026

Eco-Laço - Projeto de apadrinhamento de uma árvore - reforça ligação dos alunos à natureza

Imagem
  Decorreu na escola o desenvolvimento do projeto de Eco-Laço - Apadrinhamento de Árvores , uma iniciativa do Programa Eco-Escolas que visa reforçar a ligação dos alunos à natureza, promovendo o respeito, o cuidado e a valorização dos espaços verdes escolares. No âmbito deste projeto, cada turma do 2º ciclo assumiu a responsabilidade pelo acompanhamento de uma árvore jovem, previamente plantada por alunos nos espaços exteriores da escola e devidamente identificada. Ao longo dos meses de março, abril e maio, os alunos têm vindo a observar o seu desenvolvimento e a realizar diversas atividades práticas associadas ao cuidado das árvores. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a fertilização das árvores, através da colocação de folhas no espaço envolvente. As turmas participaram ainda em tarefas de rega em períodos mais secos, observação do estado de saúde das árvores, identificação de seres vivos associados, registo fotográfico do crescimento e medição aproximada do perímetro do ...

Póster Eco-código

Imagem
  Na disciplina de Educação Visual, em articulação com o Eco-Escolas, e sob a orientação da professora Maria José Ramos, os alunos das turmas A, D, E e J, do 6º ano, elaboraram trabalhos para o concurso “Póster Eco-Código”, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).  Os alunos foram desafiados a elaborar um cartaz para ilustrar o Eco-Código, conjunto de dez frases que constituem o código de conduta ambiental com regras, princípios e compromissos ecológicos. Foi submetido a concurso o trabalho da aluna Yasmin Silvério Ferreira, do 6º J.

Campanha "Escola + Amiga do Ambiente"

  No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi promovida ao longo do ano letivo mais uma campanha de sensibilização ambiental dirigida a toda a comunidade educativa, com o objetivo de reforçar a importância de um espaço escolar mais sustentável e a adoção de boas práticas de gestão de resíduos. A iniciativa contou com a colaboração ativa dos Diretores de Turma bem como de todos os docentes, que foram desafiados a reforçar junto dos alunos a importância da correta separação dos resíduos e da utilização dos ecopontos existentes na escola. A campanha incluiu também ações práticas de verificação e limpeza dos espaços escolares, envolvendo os alunos na identificação de situações de lixo e na sua recolha, com recurso a materiais adequados disponibilizados para o efeito. No final de cada atividade, os alunos foram convidados a refletir sobre a experiência, através da resposta a questões orientadoras, posteriormente partilhadas na plataforma Padlet. A iniciativa pretendeu reforçar a resp...

Brigada Eco-Escolas distinguida com Certificado de Reconhecimento

Imagem
 No dia 11 de junho, os alunos que integram a "Brigada Eco-Escolas" foram distinguidos com a atribuição de um Certificado de Reconhecimento e uma lembrança simbólica, em reconhecimento pelas boas práticas de sensibilização ambiental e pelo trabalho desenvolvido no âmbito da missão do programa Eco-Escolas. A iniciativa destacou o empenho dos alunos na promoção de comportamentos mais sustentáveis e na dinamização de ações de sensibilização junto da comunidade escolar. O momento foi assinalado com um pequeno convívio, que contou com a presença do Diretor de Turma, num ambiente de partilha e celebração do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.

Alunos participam em ação de sensibilização sobre espécies invasoras

Imagem
 No passado dia 28 de maio, pelas 14h20, decorreu no Auditório Braga Simões a atividade EcoCiência , uma ação de sensibilização ambiental promovida pela Câmara Municipal de Braga, em articulação com o Centro Ciência Viva de Braga. A iniciativa foi dedicada ao tema das espécies invasoras , proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer algumas das principais espécies invasoras existentes em Portugal e de compreender os seus impactos nos ecossistemas e na biodiversidade. Ao longo da sessão, os participantes ficaram a conhecer as características destas espécies, a forma como se propagam e as consequências que podem ter para o ambiente, refletindo sobre a importância da sua prevenção e controlo. A atividade constituiu um importante momento de aprendizagem e sensibilização ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma maior consciência ecológica e para a formação de cidadãos mais informados e responsáveis.

ILUSTRAR PARA REFLORESTAR

Imagem
  Na disciplina de Educação Visual e em estreita articulação com o Programa Eco-Escolas, os alunos das turmas   8ºA e 8ºE elaboraram trabalhos para o concurso “Ilustrar para reflorestar”   desafio Faber-Castell 2025-2026, promovido pela ABAAE e pela Faber-Castell. sob a orientação da professora Regina. Foi submetido a concurso o trabalho da aluna Hryhorivna Holub, do 8ºA.  

Desafio «RETURN BOX»

Imagem
  Na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Regina, e em estreita colaboração com o Programa Eco-Escolas, foram realizados trabalhos em suporte digital no âmbito do desafio «RETURN BOX», promovido pela Edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas. Foi selecionado para representar a escola neste desafio o trabalho do aluno Ruben Filipe Lobo  Sousa da turma 8ºA.