Concurso internacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2019 (YRE International Competition)
O que é
Atividade promovida pela coordenação internacional do que visa promover e premiar o trabalho dos jovens jornalistas de ambiente dos 29 países que constituem a rede Young Reporters for the Environment.
Todos os anos são selecionados os trabalhos mais inspiradores e criativos para serem enviados e avaliados pelo júri internacional, tendo a oportunidade de serem reconhecidos a nível mundial. Em 2018, 178 artigos, fotografias e vídeos de 30 países foram submetidos ao Concurso Internacional.
Objetivos
- divulgar as melhores reportagens de cada país na rede internacional
- promover a qualidade das reportagens ambientais realizadas pelos jovens
- incentivar a competição e cooperação internacional entre jovens repórteres para o ambiente
Escalões
Podem participar jovens entre os 11 e os 25 anos envolvidos no Programa Jovens Repórteres para o Ambiente. Existem 3 escalões etários:
- Escalão 11-14 anos
- Escalão 15-18 anos
- Escalão 19-25 anos
Na definição de escalão de um trabalho de grupo considera-se a idade do autor mais velho.
Modalidades ou categorias de reportagem
Podem ser apresentados trabalhos em formato de artigo, fotografia ou vídeo.
Podem também ser apresentados trabalhos de campanha: fotocampanha ou videocampanha
Podem também ser apresentados trabalhos de campanha: fotocampanha ou videocampanha
Definição dos trabalhos a concurso
As submissões a concurso devem incluir
- nome do autor(es)
- idade no dia da publicação do trabalho
- nome da escola
Deverão cumprir os seguintes critérios:
- tamanho e formato adequados (ver critérios específicos para artigos, fotografia e vídeo em baixo)
- estar escritos e legendados ou falados em inglês. Nota: poderão realizar a tradução depois, se o trabalho for escolhido para ir a competição internacional.
- ter enfoque num assunto local, real e pertinente
- apresentar diferentes pontos de vista e sempre que possível apontar possíveis soluções (através de diversos atores/stakeholders locais)
- ter sido disseminado pelo menos de três maneiras diferentes (internet e redes sociais, jornal, rádio, exposições, colóquios, etc), sem esquecer a disseminação local
- fotografias e música utilizadas deverão, quando não forem originais fazer referência aos autores (créditos) e ser usadas com sua permissão de modo a não infringir direitos de autor.
- estar publicados em jra.abae.pt/plataforma
Critérios específicos | artigo
- não deve exceder as 1,000 palavras e deve incluir pelo menos uma imagem (ilustração, fotografis, gráfico, etc.). Não esquecer a referência às fontes/autores sempre que seja usada uma citação ou imagem não original
- recomenda-se que o título não exceda 100 caracteres (máx. 20 palavras) sendo desta forma compatível com o Twitter.
- os artigos deverão ser trabalhados em word e posteriormente publicados na página de reportagens JRA (formato digital).
- as fotografias e imagens deverão ser publicadas no artigo devendo para isso estar em ficheiros autónomos (ver formatos das imagens em baixo)
- máximo de 3 imagens no artigo com legendas até 20 palavras cada.
Critérios específicos | fotografia
- só é permitida uma fotografia
- a fotografia deverá “contar uma história” ou incitar a uma reflexão
- a fotografia deverá ser acompanhada de título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 150 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto.
- a fotografia deve ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi.
– duas subcategorias: fotorreportagem ou foto-campanha
- Fotorreportagem: também conhecida como fotografia documentarial é um estilo fotográfico que captura uma narrativa através de um momento ou evento de, isto é, a imagem por si conta uma história.
- Foto-campanha: ou fotografia experimental utiliza técnicas alternativas. Um fotógrafo destes usa técnicas que não são comuns na fotografia convencional. A fotografia é montada em que a imagem tem como propósito associar-se a uma mensagem ou produto.
Critérios específicos | vídeo
- vídeos de duração até 3 minutos
- podem ser de estilo documentário, reportagem/entrevista (recomendado); campanhas (public service announcement (PSA)) são também permitidas
- deve ser acompanhado de título (até 140 caracteres )
- O formato deve ser compatível com o YouTube, ex:
- WebM files – Vp8 video codec and Vorbis Audio codecs
- MPEG4, 3GPP and MOV files – normalmente suportando h264, mpeg4 video codecs, and AAC audio codec
- AVI – muitas câmaras gravam neste formato – habitualmente o video codec é MJPEG e audio é PCM
- MPEGPS – normalmente suportando MPEG2 video codec e MP2 audio
- WMV
- FLV – Adobe-FLV1 video codec, MP3 audio
- Videorreportagem: baseia-se em notícias, eventos, histórias, etc., depende da observação, da investigação e de documentação.
- Vídeo-campanha: tem como objetivo passar uma mensagem ou produto interessando o espectador.
Aspetos legais
São muito importantes, particularmente no campo dos media / comunicação. è da responsabilidade dos autores e professores terem conhecimento dessas regras relacionadas com a criação de peças jornalísticas/ de comunicação.
Não serão aceites a concurso trabalhos que suscitem dúvidas neste campo.
Qualquer dúvida contactem-nos.
Não serão aceites a concurso trabalhos que suscitem dúvidas neste campo.
Qualquer dúvida contactem-nos.
Utilização de músicas nos vídeos
É ilegal copiar ou utilizar músicas protegidas pelos direitos de autor sem a autorização escrita dos autores (o que não é fácil). Recomenda-se por isso que não utilizem músicas protegidas por direitos de autor /copyright.
Alternativas: usar músicas royalty-free por exemplo do YouTube Audio Library ou com licença de utilização aberta como a Creative Commons licence cumprindo as suas regras de utilização específicas.Consultar sobre direitos de autor Terms & Conditions (em ingês)
Alternativas: usar músicas royalty-free por exemplo do YouTube Audio Library ou com licença de utilização aberta como a Creative Commons licence cumprindo as suas regras de utilização específicas.Consultar sobre direitos de autor Terms & Conditions (em ingês)
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