Desafio UHU – Edição 2020/2021
O desafio UHU surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
Esta iniciativa visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades através do desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens esta parceria lança agora o Desafio UHU de modo a aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade.
Este desafio tem como objetivos:
Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular;
Educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais;
Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica;
Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
Para o ano letivo de 2020-2021 são propostos quatro desafios/ atividades:
- Painel Biodiversidade da Minha Terra (1º escalão: JI e 1ºciclo e 2º escalão: 2º e 3º ciclo)
Propõe-se a produção de um painel, com recurso a colagens, que represente a Biodiversidade da região onde se localiza a escola: deve incluir mensagens que apelem à conservação da Biodiversidade. O painel deve ter, no mínimo, dimensão A2 e no máximo 1m x 1m. - Collage dos ODS ( 2º e 3 escalão| 2º e 3º ciclo, secundário, profissional e superior)
Pretende-se com este desafio, dar a conhecer os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável*. Os trabalhos criados com recurso à técnica de colagem ou collage** - Eco-Piñata (1º escalão: JI e 1ºciclo e 2º escalão: 2º e 3º ciclo)
Elaboração de uma Piñata recorrendo à reutilização de materiais (caixas de cartão, rolos de papel, papeis coloridos) e à sua colagem. A mesma deve ser recheada com gulodices de confeção caseira que sejam saudáveis e sustentáveis.
Comentários
Enviar um comentário