Desafio - A Viagem dos Alimentos De onde vem o peixe que chega à nossa mesa? (JI e 1º ciclo)

O principal objetivo desta atividade/projeto é o de alertar para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas.

Propõe-se que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem do pescado consumido, de forma que as histórias abordem a viagem que alguns alimentos fazem até chegar ao nosso prato. Este ano, os heróis da história serão os peixes e outros frutos do mar.

 

Metodologia

Escolher para a realização da história um tipo de pescado que venha de outro continente ou de outra região e outro que seja de origem local ou nacional. Exemplo: o alimento “nativo” e o alimento “turista”.

Explorar algumas questões relacionadas com os pescados escolhidos:

  • De onde vem?
  • Como chega? Autocarro? Barco? Avião?
  • É de cultura ou selvagem, de onde vem?
  • Como funciona a aquicultura?
  • Como é conservado?
  • Precisa de embalagem?
  • Quantas embalagens?
  • O que acontece aos seus resíduos? Do produto e das respetivas embalagens? Há aproveitamento total?
  • É bom para a saúde? Como e porquê?

 

HISTÓRIA ILUSTRADA

Pretende-se a criação de uma história ilustrada com diálogos entre as diversas personagens, ou seja, os alimentos que realizaram diferentes viagens – pescado (peixe e outros frutos do mar). Máximo 3 páginas em word.

 

Prazos

Submissão de trabalhos até 31 de maio

Informação para inscrição através do Eco-Escola do André Soares

Submissão a concurso

Informação solicitada

FASE 1 – HISTÓRIA ILUSTRADA

a) Digitalização ou fotografia, da(s) página(s) da história ilustrada (formatos .pdf, .jpeg, .png);

b) Memória descritiva: pescado escolhido e motivo da escolha; como foi realizada a recolha de informação; como foi elaborada a história.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos plantam árvore para compensar gastos de papel