Desafio - A Viagem dos Alimentos De onde vem o peixe que chega à nossa mesa? (JI e 1º ciclo)
O principal objetivo desta atividade/projeto é o de alertar para a pegada ecológica associada às nossas escolhas alimentares, bem como a exploração de alternativas.
Propõe-se que os professores trabalhem com os alunos a questão da origem do pescado consumido, de forma que as histórias abordem a viagem que alguns alimentos fazem até chegar ao nosso prato. Este ano, os heróis da história serão os peixes e outros frutos do mar.
Metodologia
Escolher para a realização da história um tipo de pescado que venha de outro continente ou de outra região e outro que seja de origem local ou nacional. Exemplo: o alimento “nativo” e o alimento “turista”.
Explorar algumas questões relacionadas com os pescados escolhidos:
- De onde vem?
- Como chega? Autocarro? Barco? Avião?
- É de cultura ou selvagem, de onde vem?
- Como funciona a aquicultura?
- Como é conservado?
- Precisa de embalagem?
- Quantas embalagens?
- O que acontece aos seus resíduos? Do produto e das respetivas embalagens? Há aproveitamento total?
- É bom para a saúde? Como e porquê?
HISTÓRIA ILUSTRADA
Pretende-se a criação de uma história ilustrada com diálogos entre as diversas personagens, ou seja, os alimentos que realizaram diferentes viagens – pescado (peixe e outros frutos do mar). Máximo 3 páginas em word.
Prazos
Submissão de trabalhos até 31 de maio
Informação para inscrição através do Eco-Escola do André Soares
Submissão a concurso
Informação solicitada
FASE 1 – HISTÓRIA ILUSTRADA
a) Digitalização ou fotografia, da(s) página(s) da história ilustrada (formatos .pdf, .jpeg, .png);
b) Memória descritiva: pescado escolhido e motivo da escolha; como foi realizada a recolha de informação; como foi elaborada a história.
Comentários
Enviar um comentário