Conselho Eco-Escolas promove partilha de projetos e reforça compromisso com a sustentabilidade


Realizou-se mais uma reunião do Conselho Eco-Escolas, que contou com a presença do Presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, de uma representante da Câmara Municipal de Braga, de dois elementos da Direção, da equipa Eco-Escolas, dos delegados e subdelegados de turmas do 5.º ao 9.º ano, de alunos da Brigada Eco-Escolas e de alunos envolvidos em projetos desenvolvidos no âmbito do programa.

Entre os pontos altos da reunião destacou-se a apresentação do projeto candidato a concurso “A Biodiversidade da Minha Escola”, realizada por quatro alunos da turma 7.ºD. Foi igualmente apresentado o projeto documental “Missão Planeta: Onde Pões o Quê?”, por dois alunos do 7.ºE. Esta iniciativa surgiu na sequência de uma das propostas apresentadas pelos alunos durante o 2.º Conselho Eco-Escolas.

Ambos os projetos foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, com a colaboração das respetivas professoras.

A Brigada Eco-Escolas deu ainda a conhecer os vários projetos em que se encontra atualmente envolvida. Entre as iniciativas apresentadas destacam-se o projeto Chiclão, construção e colocação de equipamentos específicos e uma campanha de sensibilização dirigida à comunidade; a elaboração do cartaz “Poupança de Água”; a colaboração nos trabalhos de plantação e colheita da horta escolar; e a preparação e dinamização das atividades do Dia Eco-Escolas, celebrado em simultâneo com o Dia do Agrupamento. Neste âmbito, os alunos colaboraram na recolha de jornais para o workshop de papel reciclado, atividades de tecelagem com roupas em fim de vida e o projeto “Traz e Leva – Troca de Roupa Usada”, que inclui a recolha, seleção e preparação das peças de vestuário.

Mais do que um espaço de apresentação de projetos, o Conselho Eco-Escolas afirmou-se, uma vez mais, como um espaço de participação e de partilha de ideias, onde alunos, professores e parceiros da comunidade refletem em conjunto sobre formas de tornar a escola mais sustentável. A reunião terminou com a recolha de sugestões e propostas, reforçando o compromisso de toda a comunidade educativa na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e interventivos.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fazer sabão com óleo alimentar usado

Férias interculturais do “Clube Intercultural"