Conselho Eco-Escolas promove partilha de projetos e reforça compromisso com a sustentabilidade
Realizou-se mais uma reunião do
Conselho Eco-Escolas, que contou com a presença do Presidente da União de
Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, de uma representante
da Câmara Municipal de Braga, de dois elementos da Direção, da equipa
Eco-Escolas, dos delegados e subdelegados de turmas do 5.º ao 9.º ano, de
alunos da Brigada Eco-Escolas e de alunos envolvidos em projetos desenvolvidos
no âmbito do programa.
Entre os pontos altos da reunião
destacou-se a apresentação do projeto candidato a concurso “A Biodiversidade da
Minha Escola”, realizada por quatro alunos da turma 7.ºD. Foi igualmente
apresentado o projeto documental “Missão Planeta: Onde Pões o Quê?”, por dois
alunos do 7.ºE. Esta iniciativa surgiu na sequência de uma das propostas
apresentadas pelos alunos durante o 2.º Conselho Eco-Escolas.
Ambos os projetos foram
desenvolvidos no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, com a colaboração
das respetivas professoras.
A Brigada Eco-Escolas deu ainda a
conhecer os vários projetos em que se encontra atualmente envolvida. Entre as
iniciativas apresentadas destacam-se o projeto Chiclão, construção e colocação
de equipamentos específicos e uma campanha de sensibilização dirigida à
comunidade; a elaboração do cartaz “Poupança de Água”; a colaboração nos
trabalhos de plantação e colheita da horta escolar; e a preparação e
dinamização das atividades do Dia Eco-Escolas, celebrado em simultâneo com o
Dia do Agrupamento. Neste âmbito, os alunos colaboraram na recolha de jornais
para o workshop de papel reciclado, atividades de tecelagem com roupas em fim
de vida e o projeto “Traz e Leva – Troca de Roupa Usada”, que inclui a recolha,
seleção e preparação das peças de vestuário.
Mais do que um espaço de
apresentação de projetos, o Conselho Eco-Escolas afirmou-se, uma vez mais, como
um espaço de participação e de partilha de ideias, onde alunos, professores e
parceiros da comunidade refletem em conjunto sobre formas de tornar a escola
mais sustentável. A reunião terminou com a recolha de sugestões e propostas,
reforçando o compromisso de toda a comunidade educativa na formação de cidadãos
conscientes, responsáveis e interventivos.
Comentários
Enviar um comentário